Ouvidoria prepara Jovens para o Crisma

12-10-2018 15:01

Durante os dias 19, 20 e 21 de Outubro, na Paróquia de São Brás, cerca de 70 jovens da Ouvidoria estarão reunidos em Retiro por forma a se prepararem para a receção do Sacramento do Crisma.

É a primeira vez que a Ouvidoria faz esta experiência que resulta do feedback dado no Congresso de Jovens que se realizou em finais de Junho deste ano civil de 2018.

"É uma resposta a uma necessidade pastoral que foi levantada e debatida pelos próprios jovens que querem ver o seu caminho espiritual mais rico. Só se pode enriquecer através de uma vivencial experiencial. O retiro é a fonte desta experiência que pode ser e será, certamente, única para todos eles", salientou o Ouvidor, Padre Carlos Simas.

Este Retino não só envolverá os sacerdotes da Ouvidoria, mas terá também a participação da Pastoral Juvenil que começa a dar os seus passos também num comprometimento e tomando uma maior responsabilidade na preparação e execução deste Retiro. As famílias também estarão presentes na confeção das refeições e todos eles convidados a participar no encerramento do Retiro que terá lugar na Igreja de São Brás, no domingo dia 21 pelas 14h30 com a Celebração do Envio.

"A envolvência de todas as comunidades é fundamental para a consciencialização que não há igrejas individuais porque a salvação também não se dá em individualismos. A Igreja é um todo quando um se alegra, todos se alegram, quando um fere todos ficam feridos. É a imagem do Corpo descrita em São Paulo. Comprometer as Comunidades na oração, os pais na elaboração das refeições e na oração pelos filhos e ainda o desafio de as famílias estarem presentes num momento fundamental e importante na vida dos seus filhos é para nós forma de nos comprometermos mas de chamarmos ao compromisso em Igreja", concluiu o sacerdote.